A aprendizagem de línguas depende principalmente de três fatores: a atitude do aluno, o tempo disponível e a atenção do aluno à nova língua. Se assumirmos uma atitude positiva,  uma atenção razoável e crescente  por  parte do aluno, quanto tempo levará para aprender uma língua?

 

O FSI, o US Foreign Service Institute, divide as línguas em grupos de dificuldade para falantes de inglês:

 

• Grupo 1: francês, alemão, indonésio, italiano, português, romeno, espanhol, swahili

• Grupo 2: búlgaro, birmanês, grego, hindi, persa, urdu

• Grupo 3: amárico, cambojano, checo, finlandês, hebraico, húngaro, laosiano, polonês, russo, serbo-croata, tailandês, turco, vietnamita

• Grupo 4: Árabe, Chinês, Japonês, Coreano

 

FSI tem 5 níveis de proficiência:

1. Proficiência elementar. A pessoa é capaz de satisfazer as necessidades de viagem de rotina e requisitos mínimos de cortesia.

 

2. Competência de trabalho limitada. A pessoa é capaz de satisfazer as exigências sociais rotineiras e exigências de trabalho limitadas.

 

3. Proficiência profissional mínima. A pessoa pode falar a língua com suficiente exatidão estrutural e vocabulário para participar efetivamente na maioria das conversas formais e informais sobre tópicos práticos, sociais e profissionais.

 

4. Proficiência profissional completa. A pessoa usa o idioma fluentemente e com precisão em todos os níveis normalmente pertinentes às necessidades profissionais.

 

5. Proficiência nativa ou bilíngüe. A pessoa tem proficiência de fala equivalente à de um falante nativo educado.

Aprende Idiomas con los Contenidos que Amas

Nesta escala, eu chamaria de 2 acima da fluência conversacional básica.

 

Pesquisas da FSI indicam que leva 480 horas para alcançar fluência básica nas línguas do grupo 1 e 720 horas para as línguas do grupo 2-4.

 

Se somos capazes  dedicar 10 horas por dia para aprender uma língua, então a fluência básica nas línguas fáceis deve levar 48 dias, e para línguas difíceis 72 dias.

 

Contabilizando os dias de folga, isso equivale a dois ou três meses. Se você só dedicar cinco horas por dia, vai demorar duas vezes mais.

São razoáveis dez horas por dia ​​para aprender uma língua? Poderia ser. Aqui está um exemplo.

8-12: Ouvir alternadamente, ler e revisar vocabulário usando o LingQ, Anki ou algum outro sistema.

12-2: Descanse, se exercite, almoce, enquanto ouve a língua.

2-3: Revisão de gramática

3-4: Escreva

4-5: Converse via skype ou com os nativos se estiver no país

5-7: Descanse

7-10: Relaxe com a língua através de filmes, músicas ou saia com os amigos que falam a língua que você esta aprendendo. Dependendo da disponibilidade é claro.

 

Em certa medida, a língua precisa de tempo para fixar e muitas vezes as coisas que estudamos hoje não veremos por meses. Por outro lado, a intensidade tem seus próprios benefícios. Não tenho dúvidas de que alguém que segue este intenso programa, ou algo semelhante, conseguiria fluência conversacional básica em dois meses para idiomas fáceis e três meses para idiomas difíceis.

 

Para passar do nível 2 ao nível 4, ou fluência profissional completa, pode levar um pouco mais de tempo e talvez o dobro.