Se você realmente quiser aprender inglês rápido, aqui está o que você precisa fazer. Este conselho também é válido para outros idiomas. A única diferença entre o inglês e os outros idiomas é que a maioria das pessoas que aprendem inglês tem muitas aulas em sala de aula, o que geralmente não é o caso de alunos de outros idiomas.

 

Encontre o livro gramatical mais fino possível

Eu recomendo a série Dover, não apenas para aprender inglês, mas também para outros idiomas. A gramática não é algo que possamos absorver imediatamente. As explicações gramaticais tentam dar conta de todas as maneiras sutis de como fazer um idioma funcionar, com muitas exceções. Essas explicações costumam ser difíceis de entender. Mesmo quando as compreendemos, esquecemos rapidamente.

Portanto, não tente memorizar a gramática! Dê uma olhada rápida no seu livro de gramática, mas consulte-o com frequência. Uma pequena quantidade de revisão gramatical regular precisa ser combinada com muita escuta, leitura e fala. Você gradualmente vai se acostumar com o idioma dessa maneira. Isso será mais rápido do que tentar dominar as regras da gramática.

Numa fase posterior do seu aprendizado, você pode usar explicações gramaticais mais detalhadas que podem ser encontradas na internet. Lembre-se de que qualquer benefício de ler uma explicação gramatical geralmente dura pouco.

 

Não faça exercícios ou testes

Eles são demorados e muitas vezes frustrantes. Você está com pressa e não pode gastar esse tempo. Você precisa passar a maior parte do tempo ouvindo e lendo e, eventualmente, falando. Se você for do tipo de pessoa que gosta de cartões de memória, pode decidir gastar 30 minutos por dia em algo como Anki ou Memrise, mas não mais do que isso!

Você precisará mergulhar no idioma vivo ao ouvir, ler e falar.

Use material de leitura classificada onde o áudio também está disponível

Existem muitas fontes de leituras classificadas na internet. O melhor tipo de material de leitura e audição graduado consiste em lições ou histórias em que o mesmo vocabulário se repete com frequência. Um bom exemplo são as mini-histórias do LingQ. Ouça e leia o máximo que puder. Na verdade, o LingQ é o local ideal para trabalhar o crescimento da audição, leitura e vocabulário.

 

Após alguns meses de conteúdo classificado, passe para o conteúdo autêntico

Conteúdo autêntico pode ser podcasts, filmes, vídeos, músicas; tudo o que você puder encontrar e o que você gosta. Os YouTubers que ensinam inglês também podem fornecer um ótimo conteúdo e, enquanto você estiver nisso, confira esta postagem,

A melhor maneira de aprender inglês usando o YouTube.

Se você quiser aprender rápido, precisará passar horas por dia ouvindo e lendo para acostumar seu cérebro ao idioma. Você pode encontrar facilmente uma hora ou mais de “tempo morto” enquanto está esperando alguma coisa, enquanto está no trânsito ou executando outras tarefas para ouvir. Depois, comprometa-se a fazer a leitura sempre que tiver tempo.
Seja um pouco fanático ao dedicar seu tempo. O tempo gasto determina a rapidez com que você aprende.

 

Intensifique a sua fala ao iniciar o conteúdo autêntico

Não fale muito até sentir que possui vocabulário suficiente para manter uma conversa significativa. Mas depois de atingir esse nível, procure todas as oportunidades para falar. Mas não pare de ouvir e ler. Isso tem que continuar se você estiver com pressa de aprender.
Se você puder encontrar falantes de inglês no local onde mora, converse com eles. Se você tiver que pagar por um professor, comece a ter aulas. Mas não deixe o professor te “ensinar” o idioma. Você não tem tempo para isso.

Passe a maior parte do tempo conversando. Se você não tiver ninguém com quem conversar, entre em um site como o italki e encontre um tutor. Mas, novamente, apenas para conversar. Peça ao seu tutor para não corrigi-lo demais enquanto você estiver falando e envie uma lista das palavras e frases que causarem dificuldade.

 

Matricule-se em um curso se precisar do incentivo e da ajuda de um professor

Se você for para um curso, você terá que ficar no comando. Evite sentar na sala de aula com outros alunos. Você não vai querer ouvir pessoas que falam inglês mal, principalmente aquelas cujo idioma nativo é o mesmo que o seu.

Você ficará melhor com menos horas de instrução individual e mais tempo para aprender por conta própria, em vez de passar horas todos os dias na sala de aula. Você não pode gastar esse tempo. Você está com pressa de aprender inglês!

 

Comprometa-se com o inglês

Finja que você é um falante nativo de inglês ou pretende se tornar um. Não se preocupe com seus erros. Estude diariamente como um fanático e saiba que terá sucesso. Encontre conteúdo que lhe interessa. Se você quiser aprender palavras inglesas “legais” ou prefere estudar literatura clássica, faça isso. Não duvide de si mesmo e não resista à linguagem sendo gradualmente absorvida pelo seu cérebro. Tenha certeza de que você continuará a melhorar se permanecer ativo e determinado.

Se você estiver comprometido e se encarregar do seu aprendizado da maneira descrita acima, aprenderá o mais rápido possível. Acredite!