A aprendizagem de línguas depende principalmente de três fatores: a atitude do aluno, o tempo disponível e a atenção do aluno à nova língua. Se assumirmos uma atitude positiva, uma atenção razoável e crescente por parte do aluno, quanto tempo levará para aprender uma língua?
• Grupo 1: francês, alemão, indonésio, italiano, português, romeno, espanhol, swahili
• Grupo 2: búlgaro, birmanês, grego, hindi, persa, urdu
• Grupo 3: amárico, cambojano, checo, finlandês, hebraico, húngaro, laosiano, polonês, russo, serbo-croata, tailandês, turco, vietnamita
• Grupo 4: Árabe, Chinês, Japonês, Coreano
FSI tem 5 níveis de proficiência:
1. Proficiência elementar. A pessoa é capaz de satisfazer as necessidades de viagem de rotina e requisitos mínimos de cortesia.
2. Competência de trabalho limitada. A pessoa é capaz de satisfazer as exigências sociais rotineiras e exigências de trabalho limitadas.
3. Proficiência profissional mínima. A pessoa pode falar a língua com suficiente exatidão estrutural e vocabulário para participar efetivamente na maioria das conversas formais e informais sobre tópicos práticos, sociais e profissionais.
4. Proficiência profissional completa. A pessoa usa o idioma fluentemente e com precisão em todos os níveis normalmente pertinentes às necessidades profissionais.
5. Proficiência nativa ou bilíngüe. A pessoa tem proficiência de fala equivalente à de um falante nativo educado.
Nesta escala, eu chamaria de 2 acima da fluência conversacional básica.
Pesquisas da FSI indicam que leva 480 horas para alcançar fluência básica nas línguas do grupo 1 e 720 horas para as línguas do grupo 2-4.
Se somos capazes dedicar 10 horas por dia para aprender uma língua, então a fluência básica nas línguas fáceis deve levar 48 dias, e para línguas difíceis 72 dias.
Contabilizando os dias de folga, isso equivale a dois ou três meses. Se você só dedicar cinco horas por dia, vai demorar duas vezes mais.
São razoáveis dez horas por dia para aprender uma língua? Poderia ser. Aqui está um exemplo.
8-12: Ouvir alternadamente, ler e revisar vocabulário usando o LingQ, Anki ou algum outro sistema.
12-2: Descanse, se exercite, almoce, enquanto ouve a língua.
2-3: Revisão de gramática
3-4: Escreva
4-5: Converse via skype ou com os nativos se estiver no país
5-7: Descanse
7-10: Relaxe com a língua através de filmes, músicas ou saia com os amigos que falam a língua que você esta aprendendo. Dependendo da disponibilidade é claro.
Em certa medida, a língua precisa de tempo para fixar e muitas vezes as coisas que estudamos hoje não veremos por meses. Por outro lado, a intensidade tem seus próprios benefícios. Não tenho dúvidas de que alguém que segue este intenso programa, ou algo semelhante, conseguiria fluência conversacional básica em dois meses para idiomas fáceis e três meses para idiomas difíceis.
Para passar do nível 2 ao nível 4, ou fluência profissional completa, pode levar um pouco mais de tempo e talvez o dobro.